vsports

Resultados

Publicidade

Liga Betclic: FC Porto volta a marcar passo e tem pódio em risco

O FC Porto voltou a marcar passo na Liga Portugal Betclic e cedeu um empate no estádio do Dragão (2-2) frente ao Famalicão, em partida a contar para a 29.ª jornada. Os azuis e brancos terminaram o encontro com 10 unidades depois da expulsão de Evanilson já nos descontos. Terceiro jogo sem vencer dos portistas no campeonato.

Depois de duas derrotas consecutivas, diante do Estoril e do Vitória SC, o FC Porto regressava ao Dragão com intuito de somar os três pontos e colocar à distância tanto vimaranenses, como bracarenses, na luta pelo terceiro lugar. Mas a missão foi completamente falhada nesse respeito.

Sem Fábio Cardoso por lesão, e Pepe castigado, Sérgio Conceição foi obrigado a refazer a dupla de centrais, apostando em Otávio e Zé Pedro no onze inicial. Saltaram também para a titularidade Grujic e Iván Jaime. Evanilson também regressou ao onze. Já o técnico Armando Evangelista operou duas alterações na equipa. Justin e Sorriso entraram para os lugares dos castigados Riccieli e Chiquinho.

Os famalicenses tiveram uma entrada de rompante no jogo e chegaram ao golo logo à passagem do minuto 9. Cruzamento de Puma Rodríguez e Jhonder Cádiz nas alturas, entre os centrais portistas, cabeceou para o fundo das redes. Terceiro jogo consecutivo a marcar para o dianteiro dos minhotos. Só que os azuis e brancos não demoraram muito a responder: Jorgie Sánchez lançou Evanilson, o avançado ganhou de carrinho sobre a linha, deu em Francisco Conceição, que conseguiu furar. O avançado fez o cruzamento e Zaydou Youssouf acabou por desviar para a própria baliza.

O Famalicão não sentiu o golo, e continuou com as baterias apontadas à baliza de Diogo Costa. Ao minuto 40, Gustavo Sá causou calafrios, com um remate colocado que saiu rente ao poste da baliza à guarda de Diogo Costa. Em cima do intervalo, os famalicenses voltaram a colocar-se de novo em vantagem. Gustavo Sá rompeu pela direita, cruzou de forma tensa, Sorriso falhou o desvio e Jhonder Cádiz, completamente solto ao segundo poste, encostou para o 2-1.

No início do segundo tempo, e a precisar de mexer com o jogo, Sérgio Conceição fez três alterações: lançou Galeno, Alan Varela e Mehdi Taremi para os lugares de Iván Jaime, Jorgie Sánchez e Grujic. Os dragões apareceram motivados em mudar o rumo dos acontecimentos. Ao minuto 55′, Evanilson atirou para o fundo das redes, mas foi assinalada falta sobre Luiz Júnior. Na resposta, o Famalicão causou grande perigo. Perda de bola de Zé Pedro, Jhonder Cádiz entrou em zona perigosa, mas atirou contra o antigo companheiro de equipa, Otávio. Ao minuto 65, Evanilson teve o golo nos pés, mas acabou por atirar contra o compatriota.

Sucediam-se as oportunidades para os azuis e brancos, que conseguiam ter muita criação no último terço, mas não demonstravam eficácia. Aos 72′, Evanilson surgiu na cara do golo, mas não conseguiu bater Luiz Júnior. Um minuto volvido e foi Taremi a fazer o desvio, mas ao lado da baliza. O iraniano voltou a falhar o golo, sozinho, e em excelente posição, num remate ao lado quando tinha tudo para ser feliz. O Famalicão baixou as linhas, tentando conter a avalanche ofensiva dos azuis e brancos. Mas Taremi tanto tentou que conseguiu marcar, numa finalização no coração da área, depois de um passe de Galeno para empatar a partida ao minuto 82. O avançado já não marcava desde o dia 23 de dezembro.

Com seis minutos de compensação, o FC Porto tentou até ao final chegar à vitória. E não faltaram oportunidades. Já no período de compensação, ao minuto 90+4′, Evanilson viu o cartão vermelho, depois de uma agressão a Mihaj. O melhor marcador da equipa não vai estar assim na partida das meias-finais da Taça de Portugal para o embate frente ao Vitória SC.

Ao minuto 90+5′, Luiz Júnior impediu o golo dos azuis e brancos, depois de um pontapé de Galeno, naquele que foi o ‘canto do cisne’ da equipa de Sérgio Conceição. Jhonder Cádiz foi o jogador em destaque na partida ao apontar dois tentos.

Pelo segundo jogo consecutivo a equipa portista não vence no Dragão, e pelo terceiro jogo consecutivo não soma os três pontos no campeonato. Em caso de vitória, o SC Braga pode igualar o FC Porto no último lugar do pódio já neste sábado. Os minhotos jogam no terreno do Estoril Praia.

Publicidade