vsports

Resultados

Publicidade

Roberto Martinez: “Queremos defender e atacar bem”

Roberto Martinez fez, ao início da noite desta segunda-feira, a antevisão do jogo com a Eslovénia, amigável que se realiza na terça-feira, no Estádio Stozice, em Liubliana.

Jogo servirá para lista final para o Euro2024: “Antes da lista há que analisar os momentos de forma dos jogadores, tudo pode acontecer. Amanhã é o último jogo antes dessa lista. É muito importante para levantarmos alguma informação sobre os jogadores que estão aqui. Precisamos de mostrar novamente os conceitos que mostrámos frente à Suécia. É um jogo muito importante para nós e para essa lista. Agora, se a lista tiver 23 ou 25 jogadores pode haver diferenças, mas o foco é que o trabalho foi muito bom durante os treinos. Estou muito contente com a atitude e compromisso dos jogadores. Amanhã será uma oportunidade para mostrar isso.”

O que espera de Cristiano Ronaldo no Euro2024 “O Cristiano está muito bem, está a jogar muitos minutos na sua época, tem um papel muito importante no seu clube e nos últimos três dias mostrou frescura, muita fome e é sempre um exemplo no balneário. É um jogo importante para ver Cristiano Ronaldo no relvado. Há outros jogadores jovens que também poderão ter a experiência de partilhar o balneário com ele.”

Exemplo Cristiano Ronaldo: “É um jogador que, por si só, está sempre motivado. Foi sempre o exemplo que deu durante a sua longa carreira. É um exemplo para os seus companheiros, é um exemplo para os seus adversários. Continua a jogar como se tivesse menos 20 anos. Para nós é importante retirarmos o máximo de informação deste confronto de gerações de jogadores.”

Vai trabalhar a defesa no jogo? “A parte defensiva é muito importante. Com a Suécia, gostei muito da atitude defensiva da equipa, sobretudo durante 60 minutos mas procurámos sempre a perfeição. Amanhã teremos pela frente uma equipa com uma dupla de avançados, jogadores dinâmicos e que exploram as costas das linhas defensivas. Será importante para trabalharmos outros aspetos. Teremos de aproveitar a oportunidade. Respeitamos muito a Eslovénia, é uma equipa que está apurada para o Europeu, o treinador fez o trabalho muito bom. Sesko é um dos melhores avançados da Bundesliga e depois há também a experiência de Jan Oblak, que é muito importante. Teremos que trabalhar momentos defensivos, mas também a nível ofensivo.”

O que espera da Eslovénia? “Vi os jogos da Eslovénia na fase de qualificação para o Europeu. À semelhança da Suécia, é uma seleção que joga com dois avançados. São uma ameaça, principalmente no contra-ataque. É uma equipa que normalmente apresenta dificuldades aos seus adversários. Será um grande teste para nós.”

Portugal tem marcado muito e sofrido pouco. O que lhe agrada mais? “No futebol o equilíbrio é importante, nós queremos defender e atacar bem. Temos muito talento, mas é preciso muito trabalho para que o talento ganhe jogos. Março é um mês muito importante para nós, 31 jogadores estão a trabalhar no estágio, mas também é preciso dar-lhes um período de descanso para que no verão cheguem frescos. Se amanhã ganharmos o jogo, será uma boa forma de agradecer ao treinador.”

Como vê a estreia dos novos jogadores? “Com naturalidade. Os novos jogadores entraram muito bem durante o estágio, com uma personalidade muito boa e muito respeito. Amanhã seremos uma equipa, com 22 jogadores, para mostrarmos uma boa relação no relvado e para mostrarmos que todos estarão aqui para ajudar a equipa.”

Francisco Conceição, Dany Mota e Jota Silva terão uma janela de oportunidade antes do Euro2024? “As estreias dos nossos jogadores são importantes porque é a continuação do trabalho que é feito na formação. Olhamos para a frente, para o Europeu, que está a 8 semanas de começar. Mas depois temos a Liga das Nações e o Mundial de 2026. Podem ser importantes para o futuro.”

Deixou Bruno Fernandes e Rúben Dias de fora. Alguma razão? “Já estava previsto alguns dos jogadores que estivessem no jogo com a Suécia que pudessem descansar agora. Quem tem uma Seleção como Portugal pode dar-se ao luxo de substituir 7 ou 8 jogadores sem que a qualidade seja afetada. Foi isso que decidimos fazer.”

O primeiro embate da história entre a Eslovénia e Portugal está agendado as 20:45 locais (19:45 em Lisboa), em Liubliana, e terá arbitragem de Irfan Peljto, da Bósnia-Herzegovina.

Publicidade